Passeio de bicicleta na EcoPista de Valença, dia 7 de Abril

A "EcoPista do Rio Minho" é um percurso turístico e de natureza que aproveita o traçado da linha de caminho-de-ferro entre Monção e Valença, desactivada pela CP em 1990.

A Ecopista está destinada a passeios a pé e de bicicleta e pretende reforçar a oferta turística da região com um novo produto de natureza que mostra alguns dos aspectos mais cativantes do Vale do Minho.

Em Valença, a antiga casa da Vigia da Linha foi remodelada e transformada em centro de Interpretação da Ecopista e possui uma sala de exposições, gabinete de informações e parque de estacionamento.

A Ecopista, com 6 metros de largura e 13 quilómetros de extensão, entre Valença e Cortes, ainda não chega a Monção. Está no entanto recoberta com um pavimento adequado á circulação de peões e bicicletas, não apresenta desníveis significativos, está fechada ao trânsito motorizado e os espaços das antigas estações foram transformados em instalações de apoio aos utentes da via.

Acompanha sempre o Rio Minho pela sua margem esquerda e proporciona vistas maravilhosas sobre as fortalezas de Valença e Monção e a Catedral de Tui.

A sua proximidade do rio permite ainda observar ilhotas, ínsuas, matas ripicolas e veigas férteis, protegidas pela Rede Natura 2000.

No Inverno, o seu clima mais ameno, atrai muitas aves migratórias e espécies piscícolas para a desova.

Este rio é um dos dois do nosso país onde o salmão ainda sobrevive, bem como outras espécies em regressão como a lampreia e o sável.

A lontra é um mamífero em regressão a nível europeu que encontra nestas águas um pequeno refugio.

É neste cenário que vos venho desafiar a passear de bicicleta, com a família e com os amigos, no próximo dia 7 de Abril, sábado de Páscoa, que como poderão constatar é o sitio ideal para passear relaxadamente de bicicleta com os "miúdos" e também com os "graúdos" que preferem a segurança e o conforto de uma ciclo via.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog